Pages

Pages - Menu

terça-feira, 31 de julho de 2018

TORRES NOTICIAS Fato ou Fake está nas redes sociais e no WhatsApp; saiba como acessar e tirar dúvidas


Serviço do G1 checa conteúdos suspeitos 
muito compartilhados na internet e pelo 
celular. Perfis no Facebook, no Twitter 
e no Instagram e número no WhatsApp 
divulgarão links com o resultado dessas 
checagens.
 

Fato ou Fake pode ser acessado das seguintes formas:
No WhatsApp: +55(21)97305-9827

Cada vez que um novo caso for analisado, um link com o resultado da checagem ficará disponível em um dos canais acima.
No caso do WhatsApp, será uma atualização do status (não haverá mensagens diretas).
No caso do Facebook e do Twitter, além da postagem das novas checagens, haverá um “bot” (robô) que responderá se o conteúdo que você considera duvidoso é fato (verdadeiro) ou fake (falso), caso já tenha sido checado.

O Fato ou Fake foi lançado em 30 de julho de 2018 (saiba mais).

segunda-feira, 30 de julho de 2018

TORRES NOTICIAS Preso desde novembro, universitário que causou acidente na Tamarineira deve ir a Júri Popular


A sentença foi divulgada na última sexta-feira
30/07/2018 10:46 Atualizado em: 30/07/2018 10:56


O universitário cumpre prisão preventiva no Cotel desde o dia 27 de novembro após ser autuado em flagrante por dirigir quase o dobro da velocidade máxima permitida. Foto: Eduarda Abelenda/Cortesia.

A Primeira Vara do Tribunal do Júri Capital sentenciou que o universitário João Victor Ribeiro de Oliveira Leal, 26 anos, preso por triplo homicídio e dupla lesão corporal grave após trágico acidente ocorrido em novembro do ano passado, no bairro da Tamarineira, será levado a Juri Popular. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (27). Ainda não há data para o julgamento.

Sem dar maiores detalhes, a advogada de defesa do réu, Andressa Cavalcanti, apenas confirmou que irá recorrer da decisão para que o universitário não vá a Juri Popular. Somente após essa fase poderá ser marcada a data do julgamento. O universitário cumpre prisão preventiva no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) desde o dia 27 de novembro após ser autuado em flagrante por dirigir quase o dobro da velocidade máxima permitida na via no momento em que a colisão ocorreu, no cruzamento entre a Avenida Conselheiro Rosa e Silva e a Rua Padre Roma.

As penas por triplo homicídio com dolo eventual correspondem às mortes da funcionária pública Maria Emília Guimarães, 39, do filho dela, Miguel Neto, 3 e a babá, Roseane Maria de Brito Souza, 23, que estava grávida. Ainda foram somadas as duplas leões corporais graves provocadas no advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, 46, e na filha dele, Marcela Guimarães da Motta Silveira, de cinco anos. As penas podem somar até 70 anos de detenção, caso João Victor seja condenado.

TORRES NOTICIAS Pela primeira vez, PSB-PE pode divergir de diretório nacional em apoio à presidência


Apoio à candidatura de Lula diverge 
da maioria dos diretórios de outros 
estados, que almejam subir no palanque 
ao lado de Ciro Gomes



30/07/2018 07:58 Atualizado em: 30/07/2018 10:07




Pela primeira vez, o PSB de Pernambuco deverá perder uma decisão nacional a ser tomada pelo conjunto do partido. Tal realidade não acontecia desde que o ex-governador Miguel Arraes assumiu o comando do partido há 27 anos. Os socialistas pernambucanos, mesmo com uma representatividade forte na direção nacional, devem perder a batalha para o grupo que defende o alinhamento da legenda com o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. O cenário desenhado hoje mostra que a maioria dos diretórios estaduais tende a aprovar a aliança com o ex-ministro.

O governador Paulo Câmara (PSB), que é vice-presidente do PSB nacional, antecipou o anúncio do apoio ao ex-presidente Lula (PT), mesmo com as articulações para fechar o acordo em andamento. A direção estadual também já havia se posicionado a favor do petista. Nos bastidores, no entanto, os socialistas ponderam que a neutralidade seria o melhor opção para o partido, tese que deve ser rejeitada na Congresso Nacional do PSB marcado para o próximo domingo.

O encontro será realizado no Hotel Nacional, em Brasília, das 9h às 17h. A reunião será no mesmo dia da convenção estadual do PSB, que irá homologar o nome de Paulo Câmara como candidato à reeleição pela Frente Popular de Pernambuco. Mesmo assim, a assessoria do líder socialista confirmou a presença dele no evento nacional do partido.

Mesmo tendo a maioria dos diretórios a favor de Ciro Gomes, o PDT não está insatisfeito com a demora do partido para definir o caminho que irá seguir. Para forçar um posicionamento formal, os pedetistas aderiram, na última quinta-feira, ao palanque do governador Márcio França (PSB). Segundo uma fonte, o nome do ex-ministro também conta com a aprovação de Carlos Siqueira, que não aceita a neutralidade do partido em uma eleição que, na avaliação dele, vai ocorrer no momento em que o Brasil enfrenta uma crise política-econômica bastante grave.

Quem acredita que a neutralidade pode acalmar os ânimos do partido alega que, mesmo com o PSB apoiando formalmente um candidato, a verticalização não será obedecida nos estados em razão das diferenças regionais. Em São Paulo, por exemplo, ainda prossegue a expectativa de Márcio França caminhar ao lado de Geraldo Alckmin, de quem foi vice no governo paulista. Nesse caso, ele receberia da direção nacional a permissão para fechar parceria com o tucano. Aos filiados do PSB está vetada coligações com candidaturas consideradas de extrema direita, a exemplo de Jair Bolsonaro (PSL) e Álvaro Dias (Podemos).

Por outro lado, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também continua trabalhando para ter o apoio do PSB. Na sexta-feira passada, ela deixou claro, depois de uma visita ao presidente Lula, preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, que a aliança com os pernambucanos depende da coligação formal com os socialistas no campo nacional. Caso a parceria PSB/PT se confirme, a précandidatura da vereadora do Recife Marília Arraes (PT) será retirada da disputa para o governo do estado.



domingo, 29 de julho de 2018

TORRES NOTICIAS PSL, PHS, PV e PRTB definem apoio a Armando Monteiro, do PTB, em Pernambuco


Apoio ao senador, pré-candidato 
ao governo estadual, foi divulgado 
em convenção realizada em hotel 
na Zona Sul do Recife neste 
sábado (28).


 


Durante convenção realizada neste sábado (28), o Partido Social Liberal (PSL), o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), o Partido Verde (PV) e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) divulgaram apoio ao senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governode Pernambuco nas eleições 2018. O evento ocorreu em um hotel no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. 


A decisão de não ter candidato próprio ao governo estadual e da escolha do nome a ser apoiado foi tomada após várias discussões entre os quatro partidos, segundo o presidente da coligação, Ednázio Silva (PRTB). “Vimos que Armando é o melhor caminho porque representa renovação para o estado. Com ele, Pernambuco tem mais oportunidade de crescer nas questões de mobilidade, educação e saúde”, diz.

Sem citar os nomes que discordaram, a princípio, da escolha, Ednázio Silva explica que o apoio ao pré-candidato do PTB ao governo de Pernambuco foi aceito pelo PSL, PHS, PV e PRTB, que defendem a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da gestão do estado.
“Chegamos aos 'finalmentes' com todos concordando. Os partidos que estão aqui reunidos estão em busca de renovação. É hora de mudança, de dar oportunidade aos novos [políticos] e ao povo”, afirma.
Na convenção, o PSL, o PHS, o PV e o PRTB lançaram 74 candidatos a deputado estadual em Pernambuco e 38 para deputado federal. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) esteve presente e manifestou apoio aos candidatos a deputados estaduais e federais.

Na ocasião, os quatro partidos garantiram, ainda, apoio aos pré-candidatos ao Senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), que também participaram da convenção.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

TORRES NOTICIAS Vereador e pré-candidato a deputado assassinado em Carpina


Cosme Alves da Silva, também conhecido 
como Nicó do Cimento, foi morto a tiros 
no Bairro Santo Antônio
julho 27, 2018 às 11:32
O vereador e pré-candidato a deputado federal, Cosme Alves da Silva (PR), 45 anos, foi morto a tiros na manhã de hoje em Carpina, Mata Norte de Pernambuco. O vereador, também conhecido como “Nicó do Cimento”, estava em seu carro, na Associação de Moradores de Santo Antônio, na rua Bernardino de Campos, quando foi atingido por três tiros. O crime ocorreu nesta sexta-feira (27).

O vereador chegou a ser levado para Unidade Mista da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. Ainda não há informações sobre o autor dos disparos nem sobre a motivação do crime, mas a Polícia Civil já está apurando o homícidio. A investigação do assassinato ficará a cargo da delegada do município, Bárbara Fortes.
No perfil do Facebook do vereador, há um vídeo postado na manhã de hoje em que o político está em um círculo de oração. Internautas lamentaram a morte. “Meu Deus ! Passada ! O vereador há duas horas deseja bom dia e logo após é assassinado? Que violência ! Muito triste isso”, comentou uma usuária. “Lamentável, quanta tristeza”, afirmou outra.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

TORRES NOTICIAS Começa o pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2018-2019


Saques estão liberados para trabalhadores 
do setor privado nascidos em julho e servidores 
com final da inscrição 0. Quem não sacou abono 
salarial ano-base 2016 também ganha nova chance.



26/07/2018 05h00  



Começa nesta quinta-feira (26) o pagamento do abono salarial PIS-Pasep calendário 2018-2019 (ano-base 2017). No caso do PIS, o pagamento será para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho, e no do Pasep é para servidores públicos com final da inscrição 0.
O valor do abono varia de R$ 80 a R$ 954, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2017.
Tem direito ao abono quem recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Será retomado também nesta quinta o pagamento do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2016. O governo decidiu prorrogar o período para saques do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2016 até 30 de dezembro.

De acordo com o calendário, quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberá o benefício ainda no ano de 2018. Já os nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre de 2019. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento. Confira aqui o calendário.

Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.
A estimativa é de que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores.

Valor depende dos meses trabalhados

O valor do abono é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2017 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2017 completo.

Para saber se tem direito e como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Prorrogado prazo do PIS/Pasep ano-base 2016

O novo prazo para saques do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2016 começa nesta quinta e se estende 2016 até 30 de dezembro. Este é o terceiro ano consecutivo em que ocorre prorrogação. Segundo o governo, a nova prorrogação atende pedido dos representantes dos trabalhadores no Codefat.
Mais de 2,2 milhões de pessoas ainda não resgataram o recurso - elas representam cerca de 9% do total e a quantia disponível chega a R$ 1,6 bilhão, segundo o Ministério do Trabalho.
O valor ainda disponível chega a R$ 1,44 bilhão. Saiba quem tem direito.
Se não for sacado, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para pagamento de seguro-desemprego e do abono salarial do próximo ano.

Saques do Fundo PIS/Pasep

Já a liberação dos saques dos recursos do Fundo PIS-Pasep para quem tem a partir de 57 anos será retomado em agosto. Têm direito a esse dinheiro os trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram para o PIS ou para o Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenham resgatado todo o saldo. Quem passou a contribuir após essa data não tem saldos para resgate.
A partir de 8 de agosto, recebem o dinheiro em conta os correntistas de todas as idades da Caixa e BB, no total de R$ 5 bilhões.
E a partir do dia 14 de agosto, estão liberados os saques para os cotistas de todas as idades, incluindo os que não realizarem o saque na primeira etapa. Todos esses beneficiários com menos de 60 anos terão até o dia 28 de setembro para sacar o dinheiro.
Quem deixou para sacar as cotas do Fundo PIS-Pasep a partir de agosto terá os saldos das contas com correção de 8,9741%.
A média de valor para cada beneficiário é de R$ 1.375, mas o Ministério do Planejamento afirma que o valor a ser recebido depende de quanto tempo a pessoa trabalhou no período em que vigorou o fundo.