Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 30 de junho de 2023

TORRES NOTÍCIAS Apac alerta para chuvas moderadas a fortes em duas regiões de Pernambuco

 


Previsão é de chuva mais forte principalmente entre a noite desta quinta-feira (29) e a madrugada da sexta (30).



A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu nesta quinta-feira (29) um aviso meteorológico para a possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte. O alerta é válido para o Grande Recife e para a Zona da Mata de Pernambuco. 

De acordo com a Apac, o alerta é válido até a sexta-feira (30). A previsão é de chuva mais forte principalmente entre a noite desta quinta-feira (29) e a madrugada da sexta. 

O nível do alerta é laranja, que é o segundo mais grave e indica estado de atenção. A Apac pede que a população siga as orientações da Defesa Civil dos municípios. 

No Recife, a Defesa Civil mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita; e o atendimento, 24 horas. 

Segundo a Apac, deve chover até o início de julho. Isso porque um "canal de umidade" no Oceano Atlântico, que se desloca em direção a Pernambuco e à Paraíba, favorece a ocorrência de chuva com intensidade maior.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

TORRES NOTÍCIAS Recife terá dois vereadores a menos a partir de 2025

 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (28) o resultado do Censo 2022. De acordo com o levantamento, Pernambuco passou a ter uma população estimada em 9.058.155 habitantes, enquanto o Recife apresentou uma queda de 3,2% em relação ao estudo de 2010, tendo saído de 1.537.704 para 1.488.920 moradores. A diminuição implica, entre outras coisas, na diminuição no número de assentos na Câmara Municipal a partir de 2025. 

Isso porque a Lei Orgânica do Município do Recife, de 1990, declara que, quando a população da cidade for de 1.350.000 até 1.500.000 habitantes, a representação no Legislativo deve ser de até 37 parlamentares. Então segundo a norma, estarão em disputa nas eleições de 2024 duas cadeiras a menos - atualmente, a Casa de José Mariano abriga 39 vereadores. 

A cientista política Priscila Lapa, em conversa com a reportagem do Diairo de Pernambuco, explicou como o levantamento vai interferir na disputa municipal do próximo ano. “É a partir do Censo que se define os cálculos de proporcionalidade no tamanho de bancadas e dos recursos e vagas dos sistemas representativos. Todas as vezes em que se altera o cálculo populacional provoca-se um efeito cascata no sistema de políticas públicas, pois tem haver com lógica da distribuição de recursos a partir do contingente populacional e, também, para regras eleitorais”, 
Ainda segundo a cientista política, a mudança não fica restrita ao Legislativo municipal. “Toda regra eleitoral tem como base a população e o número de eleitores. Isso implica não apenas nas Câmaras Municipais, mas nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, tendo em vista que todo o cálculo é feito com base na questão populacional”, acrescentou. 

Priscila destacou que a aplicação da lei é automática, mas é necessário que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) normatize as mudanças. E observou que a redução de 39 para 37 vagas na Câmara do Recife vai causar impactos não apenas na fiscalização do Executivo e elaboração de leis, mas nas estruturas partidárias. “Isso pode impactar nas estratégias dos partidos, porque interfere na quantidade de candidaturas que cada sigla poderá ter, assim como o número de assentos na Casa”, finalizou a cientista.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

TORRES NOTÍCIAS EXPLOSÃO NO METRÔ: depois de EXPLOSÕES na rede aérea, METRÔ DO RECIFE tem previsão para voltar a funcionar.

 


Os danos provocados pelas explosões registradas na rede aérea do Metrô do Recife foram, como esperado, enormes. É tanto que a previsão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é de que a operação da Linha Centro só seja retomada na manhã desta quarta-feira (21).

Segundo a CBTU, a expectativa é de que a operação volte até às 9h. A Linha Centro é a mais movimentada do sistema metroferroviário que atende a Região Metropolitana do Recife, respondendo por 80% da demanda de 200 mil passageiros.