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sexta-feira, 18 de agosto de 2023

TORRES NOTÍCIAS Metrô do Recife volta a funcionar em horários de pico em meio à greve dos trabalhadores

 



 

O metrô volta a circular integralmente das 5h às 8h30 e das 17h às 20h. A retomada atende a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que condenou o Sindmetro a pagar multa de R$ 60 mil por dia de descumprimento. 

Fora do horário de pico, as estações seguem fechadas. Linhas especiais de ônibus foram criadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para amenizar os efeitos da greve (confira mais abaixo). 

Na quinta-feira (17), dia em que os metroviários decidiram acatar a decisão do TRT, a categoria se reuniu com representantes do governo federal em Brasília. 

O presidente do sindicato, Luiz Soares, disse que o governo prometeu discutir o acordo coletivo de trabalho com os trabalhadores, que reivindicam reajuste no piso salarial. 

Além disso, foi assegurado que o governo federal vai fazer estudos sobre uma possível exclusão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na lista de estatais que podem ser privatizadas. Esses estudos seriam apresentados ao presidente Lula (PT) até 25 de agosto.


No Terminal de Camaragibe, no Grande Recife, passageiros comemoraram a volta do metrô e falaram sobre a diminuição no tempo do trajeto, que é maior de ônibus. 

"Com certeza vai ser melhor depois desses dias que estava parado. Daqui para o Barro dá 15 minutos, e eu estava gastando uma uma hora e meia indo pelo Terminal da Macaxeira", disse um passageiro que não se identificou. 

Outra passageira, identificada apenas como Marlene, mora no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, e trabalha em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Para ela, a volta do transporte também significa um alívio nos gastos com a passagem. "Pago R$ 8,20 com o metrô, mas, nesses dias, estava gastando R$ 16,40 indo de ônibus", disse ela. 


Entenda o impasse

Entre as reivindicações da categoria, estão: 

  • Reajuste do piso salarial, de R$ 1.954,04 para R$ 2.725;
  • Retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND), do governo federal;
  • Garantia de estabilidade e realocação dos funcionários, em caso de privatização;
  • Reestruturação do metrô.



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