Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou
um reajuste médio de 8,89% para os consumidores de energia
Aprovado pela Aneel nesta terça-feira (24), aumento entra em vigor já a partir deste domingo (29)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24), durante reunião pública, reajuste médio de 8,89% nas tarifas dos consumidores atendidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Os novos percentuais entram em vigor já a partir deste domingo (29). A empresa atende 3,7 milhões de unidades consumidoras do Estado.
Segundo decisão da Aneel, o reajuste médio para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, será de 8,47%. O reajuste médio para as indústrias, atendidas em alta tensão, será de 9,9%.
O consumidor residencial que consome 100 kWh/mês, por exemplo, terá sua conta reajustada de R$ 66,64 para R$ 72,35. Os beneficiários do programa de baixa renda da Celpe, com o mesmo consumo de 100 kWh/mês, tem o valor alterado de R$ 25,36 para R$ 27,24.
O consumidor residencial que consome 100 kWh/mês, por exemplo, terá sua conta reajustada de R$ 66,64 para R$ 72,35. Os beneficiários do programa de baixa renda da Celpe, com o mesmo consumo de 100 kWh/mês, tem o valor alterado de R$ 25,36 para R$ 27,24.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.
De acordo com a Celpe, o índice final do reajuste tarifário está sendo impactado significativamente pelos itens não gerenciáveis pela distribuidora (Parcela A). "Os custos de transmissão variaram 35,4%, contribuindo com 2,23% no reajuste. Já a compra de energia variou 4,22%, impactando 2,12% na tarifa", disse em nota.
Além disso, a companhia afirma ainda que os componentes financeiros relacionados aos itens não gerenciáveis estão contribuindo com 3,66% no índice. Se o reajuste fosse calculado apenas pelos itens gerenciáveis pela Celpe (Parcela B), ao invés de aumento, a tarifa de energia teria uma redução de 0,45%.
De acordo com a Celpe, o índice final do reajuste tarifário está sendo impactado significativamente pelos itens não gerenciáveis pela distribuidora (Parcela A). "Os custos de transmissão variaram 35,4%, contribuindo com 2,23% no reajuste. Já a compra de energia variou 4,22%, impactando 2,12% na tarifa", disse em nota.
Além disso, a companhia afirma ainda que os componentes financeiros relacionados aos itens não gerenciáveis estão contribuindo com 3,66% no índice. Se o reajuste fosse calculado apenas pelos itens gerenciáveis pela Celpe (Parcela B), ao invés de aumento, a tarifa de energia teria uma redução de 0,45%.
atendidos pela Celpe. A empresa atende 3 milhões e 700 mil unidades consumidoras em Pernambuco.
Para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos na baixa tensão, o reajuste médio será de 8,47%. Para as indústrias, atendidas na alta tensão, o valor médio do aumento será de 9,9%. As novas tarifas passarão a ser cobradas a partir do próximo domingo (29).
Celpe lança aplicativo e clientes podem solicitar serviços pelo celular
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lançou nesta segunda-feira (17) um aplicativo gratuito para smartphones (disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone). A partir de agora, os usuários de celular podem comunicar interrupções no fornecimento de energia e acessar outros serviços oferecidos pela concessionária.
Além da comunicação de eventual falta de energia, o cliente pode utilizar o aplicativo para solicitar a segunda via da conta, religação de energia e consultar o histórico de consumo e de faturas em aberto. A nova ferramenta foi concebida com a finalidade de ampliar a qualidade no atendimento aos clientes da Celpe.
Para acessar e baixar o novo aplicativo, o consumidor deve entrar nas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscar “Celpe” e instalar gratuitamente. É preciso realizar um cadastro com número do CPF ou CNPJ, da Conta Contrato e telefone de contato. Os dados cadastrais do cliente irão facilitar a localização da ocorrência, agilizando o tempo de atendimento.
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